A minha Torta Sacher (Sachertorte) |
E quando há um aniversário, o meu presente para o aniversariante é um bolinho by Desafios Gastronômicos! Já levei Bolo de Ricota com Blueberries, Entremet de Bananas... E foi pensando em um bolo de aniversário que lembrei da Torta Sacher (ou Sachertorte) que, na verdade, não é uma torta, e sim um bolo feito com uma massa leve de chocolate, recheado de geléia de damasco e coberta com uma fina camada de chocolate amargo! Típica da Áustria, a Sachertorte leva este nome por ter sido criada em 1832 no Hotel Sacher que, atualmente, é um badaladíssimo ponto turístico e gastronômico por conta de sua invenção, cuja receita é mantida a sete chaves! Olhem que lindo é o selo de chocolate e a caixa de madeira onde a torta é acondicionada! Charme total!!
Procurando informações sobre a história e sobre a receita, acabei caindo no blog da minha amiga Fabi Artmann, o www.frigideiras.com! A receita parecia ótima e lá fui eu testar!
Chocolate Callebaut e Geléia de Damascos dinamarquesa |
O bolo foi um sucesso! A massa é muito macia, o damasco é um excelente contraponto para o chocolate e a cobertura, de chocolate amargo, é consistente e macia ao mesmo tempo! Não consegui a perfeição da cobertura da torta original, mas ficou bem bonita!!
Dica importante: não servir gelada (deixar em temperatura ambiente por uma hora antes de servir), pois a massa endurece!
Sachertorte (Torta Sacher)
Para a massa- 200gr de chocolate amargo
- 120gr de manteiga
- 8 gemas
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 10 claras
- 150gr de açúcar
- 120gr de farinha
- 300gr de geléia de damasco
- 200gr de chocolate amargo (ou 300gr de for fazer 2 bolos)
- 60gr de manteiga (ou 90gr, se for fazer os dois bolos)
- damascos secos (para decorar)
Retire do forno, deixe esfriar bem. Corte o bolo ao meio, recheie com a geléia de damasco, monte o bolo e prepare a cobertura: derreta o chocolate e a manteiga em banho maria. Espalhe a cobertura por todo o bolo. Decore com os damascos secos. Deixe gelar por 3 horas na geladeira antes de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário