Meu filho estava em férias prolongadas pela greve da universidade federal e meu cunhado convidou meu marido para irmos com ele e a esposa. Como poderia deixar o filho moço com a filha adolescente e o cachorro juntos em casa , não pensei duas vezes e aproveitamos para tirar uns dias de férias. Sem contar que Natal era uma cidade que meu marido sempre quis conhecer.
Ficamos hospedados na Ponta Negra, local escolhido pela maioria dos turistas...
Foto panorâmica da praia da Ponta Negra, uma bela orla...
Aqui no hotel bem centralizado, ao lado do calçadão com lojas e restaurantes, tendo a vista do famoso Morro do Careca ao fundo.
Agora estamos no caminho para o litoral sul com destino a praia de Pipa, parte do caminho é feita pela BR e outra parte por estrada de chão, com vista de casas simples, num clima de sítio, de interior, realmente muito gostoso!
Aqui na entrada da praia central de Pipa. Esta foto foi do primeiro dia que estivemos lá, gostamos tanto que voltamos dois dias depois...
Essa foto já na segunda visita, é a mesma praia, mas a maré no mesmo horário estava bem baixa, parecia outra praia, mas 40 minutos depois ela já estava como antes. Este lado é o direito de quem entra na praia.
Muito curioso ver esta variação que na região sul não é grande como as praias da região norte. Por isso nosso Brasil é tão lindo e diverso.
Barcos e scunas no lado esquerdo da entrada de Pipa...
Depois de passar dias nesta vida boa de turista ainda não consegui voltar ao meu ritmo normal, rs
Caminhando uns 10 minutos da praia central de Pipa para o lado direito, encontramos a charmosa Praia dos Amores...
Saindo de Pipa fomos costeando a orla lindíssima. Esta é a praia do madeiro. Descemos uma grande escadaria de madeira e tivemos esta visão...
Não sei bem o nome deste local com vista espetacular. Li na net que são as falésias entre Tibau e Pipa. Na verdade Pipa não fica em Natal, pertence ao município Tibau do Sul distante 85 km de Natal.
Diferente ver essa areia fina e vermelha das falésias...
Durante a volta para Natal é só ir parando o carro e apreciando as paisagens... este é um local de travessia de balsa.
Vista da praia de Tabatinga...
Não sei mais o nome desta praia linda com arrecifes que parecem uma plataforma, pelo mapa que tenho fico em dúvida se é Camurupim ou Barreta ... são muitas praias, algumas nem aparecem nessas mapas que ganhamos das agências de passeios. Se alguém souber realmente qual é ficarei agradecida pelo comentário!!
Praia de Cotovelo, já coladinha em Natal...
Agora saindo do hotel para conhecer as praias do litoral norte passamos pela via costeira, endereço dos maiores hotéis e resorts. É uma área mais isolada, realmente fizemos melhor escolha ao ficar na Ponta Negra, junto a lojas e restaurantes.
Edifícios das praias urbanas...
Avistando a ponte estaiada de Natal, a maior do tipo no Brasil.
Muitos turistas saem dos hotéis já nos buggis em direção a Genipabu ( já aviso que não consegui saber se este nome da famosa praia é com G ou J, pois até nas placas está escrito das duas maneiras). Nós alugamos um carro, quem vai de buggy não conhece o lado não tão bonito do caminho ja o estilo bem urbano, ao contrário do jeito de sítio de Pipa.
A entrada de Genipabu, uma simpática igrejinha e algum comércio em frente à praia.
Uma panorâmica da areia...
Visão do lado esquerdo de Genipabu...
No lado direito as dunas famosas dos passeios de buggys e lá no alto com dromedários, que infelizmente não ficaram bem na foto...
Como estava com dores na coluna, não subi as dunas nem fiz o passeio de buggy, meu marido deu um zoom na máquina e fez esta foto.
Vendo Genipabu de outro ângulo, uma parada que fizemos em outra praia que não sei mais o nome também...
Movimentação nas dunas...
Saindo de Genipabu fomos em busca das lagoas. No caminho asfalto no meio das dunas, belas paisagens com praias ao fundo... era tanta praia que a nem parávamos mais...
Enfim a lagoa de Pitangui, a mais famosa da Região de Extremoz, município de Genipabu pertence. Um restaurante, bar e banheiros para atender os visitantes.
Foi um passeio muito gostoso, não contava com as dores na coluna, mas faz parte quando ficamos dias fora de casa. Gostei muito mais do litoral sul, já meu marido mais do litoral norte. Escolhi os locais que mais gostei, apesar de tantas visitas e quase 500 fotos no geral.
Se fossemos fazê-lo novamente não ficaria mais seis dias em Ponta Negra porque mais ao norte há outros locais lindíssmos que não conhecemos por ficar distante. Tiraria dois dias num hotel desta região. Chegamos a cogitar o passeio para a região de Galinhos, com seus mangues, dunas, mar e salinas, mas seria um tanto cansativo a visita ao local mais isolado, inclusive com passeios de charretes. Saindo de van com guia ficava muito cansativo também, saindo cedo e voltando bem tarde.
Como estivemos no mês de agosto achei o turismo fraco, pouca quantidade mesmo. Os turistas italianos e espanhóis com a crise européia não estão chegando. Os restaurantes ficam abertos até as 10 da noite, vida noturna muito tranquila. Tudo fecha cedo pra quem é do sul.
Ah e o povo Potiguar é muito atencioso e simpático, fomos super bem recebidos do shopping ao quiosque da praia.
Além de Natal conhecemos João Pessoa que mostrei anteriormente e ainda paramos umas horas em Brasília entre um voo e outro, onde acabamos contratando um táxi que foi nosso guia pelos principais pontos da cidade, então foi tudo muito produtivo nesta viagem onde acabamos conhecendo três cidades.
Obrigada pela companhia
bjus
ana maria
Gostou ? curta a página do blog no facebook!
Nenhum comentário:
Postar um comentário