Tenho um amigo que trabalha com decoração e, certo dia, ele postou no Facebook que havia acabado de receber um lote de amostras de objetos (sousplats, descansa-pratos e cestos) de Capim Dourado, uma fibra originária do Tocantins! Fiquei alucinada!! Escrevi imediatamente para ele: "Este lote é meu"!!! Há anos eu "namoro" os sousplats feitos com esta fibra delicada e brilhante! E, coincidentemente, meu marido, quando correu o Rally dos Sertões, conheceu o trabalho em Capim Dourado feito pelas artesãs do Jalapão e também se apaixonou!
A fibra é colhida durante apenas 2 meses por ano, para que sua utilização seja sustentável e não cause a extinção da planta. O trabalho é todo manual e as fibras de capim dourado são unidas por um fio, também natural, feito de uma palmeira. Para saber mais sobre o Capim Dourado, clique aqui!
A inauguração do meu conjunto de Capim Dourado tinha que ser especial! Quando convidamos um casal de amigos, o Roberto e Patrícia, para jantar em casa, decidi preparar uma decoração toda dourada!! Além dos sousplats de Capim Dourado, coloquei 3 tiras de toalha rendada branca (de plástico, pasmem! rs) para valorizar ainda mais os sousplats. Os pratos, brancos e neutros, foram decorados com pequenas velas feitas com copinho de pinga e fita amarela e branca. Para personalizar cada lugar, uma rolha de vinho e um pequeno cartão com o nome do convidado escrito em dourado. O guardanapo, com um delicado desenho de renda branco e dourado (comprado no Empório Santa Luzia há mais de um ano), ficou perfeito na decoração.
O destaque da mesa ficou por conta do arranjo de flores: com a base de capim dourado, os vasos de vidro transparente receberam vela, romãs (colhidas no jardim) e um ramo de "chuva de ouro", comprada de uma senhorinha em uma esquina do meu bairro... A mesma flor que havia brotado lindamente na nossa árvore no jardim! Uma combinação perfeita!! Foi como trazer o nosso jardim para a mesa!!
O cardápio também teve inspiração dourada (mas vou confessar... foi uma total coincidência... só depois eu reparei que as cores dos pratos também "harmonizavam" com a decoração... rs): Petiscos de Queijo e frutas com Champagne, Vou-al-vents de Alho Poró e Bacon como entrada, Gnocchi de Mandioquinha com Iscas de Filet e Shitake como prato principal e, a sobremesa (escolhida pelos convidados e uma das minhas preferidas também), Créme Brullée!
Quando os convidados chegaram, recebi um lindo presente: um Bolo Caseiro, de Gengibre e Laranja, feito pela irmã da Patrícia, Renatinha, uma leitora assídua do blog e que sempre se comunica comigo para pedir dicas, receitas, opiniões! Uma fofa!! E mais fofa ainda foi a lembrança de me mandar o Bolo! E ainda pedindo a minha opinião sobre o resultado!! Que honra! Estava simplesmente delicioso, Renatinha! Adorei!!! E não é que você adivinhou? Seu bolo também combinou com a decoração dourada!! Bón Appetit!!
Que charme, adorei tudo!
ResponderExcluir