DESAFIO: Receber minha irmã para um almoço com toque nordestino!

Tapioca com Queijo Gruyére, Alecrim e Mel do Engenho
Outro dia, minha irmã Cris me convidou para almoçar na casa dela... E fez um Chester inteiro! Lindo, dourado, suculento, acompanhado de uma saborosa farofa!! Ela conseguiu fazer um dia de semana normal parecer Natal!! Aliás, fica a pergunta: porque só fazemos peru ou chester no Natal? É um prato saboroso, visualmente atraente e perfeito para encontros em família! Vou lançar a campanha: Coma peru e chester também quando não é Natal!!! rs

Obviamente eu precisava retribuir à altura! Como sei da predileção da minha irmã por tudo que é do Nordeste, tanto como destino para viagens de férias quanto como "paraíso gastronômico", criei um menu com inspiração nordestina, mas com um toque gourmet!!

A decoração da mesa, com sousplats de fibra sintética da Cia das Índias, pratos Oxford, guardanapos de papel com decoração dourada, copos de vidro rústico e prendedores de guardanapo com flores de palha, adquiridos na Praia do Forte - Bahia, ficou delicada, com um toque "rústico chic":


A entrada foi uma tapioca (ou beijú, com falam em Salvador), feita com goma original comprada no Mercado Central de Salvador, recheada com queijo gruyére, alecrim (para dar o toque "gourmet", rs) e finalizado com Mel do Engenho, também trazido da nossa viagem a Salvador. Preparei a massa da tapioca deixando a goma de molho no dia anterior...  É mais demorado que o método "express", onde só se mistura água para dar o ponto de "farofa", mas a textura da massa no método "demorado" fica mais homogênea e delicada... Para saber o passo a passo desta receita, clique aqui (é só substituir o queijo coalho por gruyére na receita).


O prato principal, Carne Seca na Moranga, também começou a ser preparado no dia anterior, pois a carne deve ficar de molho por, no mínimo, 24 horas. A moranga, bem pequena, ficou perfeita para servir de 2 a 3 pessoas (o Alê não participou do almoço, mas provou a Carne Seca à noite). A abóbora deve ser cozida antes (na água ou no microondas) e depois recheada com o refogado de carne seca e catupiry, indo ao forno para gratinar a superfície! Para maiores detalhes desta receita, clique aqui! Como acompanhamento, fiz simplesmente um arroz branquinho, servido em cumbucas individuais!

E, para finalizar, uma sobremesa delicada, também com um toque regional: Mini Cheesecake de Goiaba, com uma cobertura feita de goiabada cascão! A base é feita com  ricota e aromatizada com baunilha (clique aqui para ver a receita da base).


Para preparar um almoço como este, você vai precisar se planejar da seguinte forma:

  • No dia anterior: colocar a carne de molho para dessalgar e a goma da tapioca para hidratar, cozinhar a moranga, preparar o Cheesecake de Goiaba (deixar na geladeira);
  • No dia, cozinhar a carne na panela de pressão, desfiar, refogar com cebola, tomate, salsinha, cebolinha, rechear a moranga (alternando a carne com catupiry);
  • 1 hora antes: colocar a moranga para assar no forno, secar e peneirar a tapioca e tirar o cheesecake da geladeira;
  • 45 minutos antes: montar a mesa
  • 30 minutos antes: preparar o arroz branco
  • 15 minutos antes: preparar a tapioca
  • Servir a entrada
  • Servir o prato principal
  • Aquecer o cheesecake levemente no microondas (10 segundos cada)
  • Fazer um café fresquinho ou um chá de folhas de hortelã
Depois, é só sentar e curtir a companhia de uma pessoa muito querida!! E Bón Appetit!



Um comentário:

  1. Este post é de minha autoria (blog Desafios Gastronomicos). Vc simplesmente copia e poe no seu blog? Como assim?? Favor deletar imediatamente! Uma pessoa deixou um recado no meu blog dizendo que vc copiava os posts dela e também os meus. Inacreditável!

    ResponderExcluir